terça-feira

Se continuar acomodada passará a vida cuidando de velhinhos e sem amor próprio


Olá!!! Eu tenho 37 anos e há oito meses moro sozinha. Antes eu morava com a minha irmã e com a minha mãe, eu sempre cuidei e sustentei as duas, mas agora devido a uma intercorrência minha mãe vive em uma instituição e a minha irmã se casou e foi morar no nordeste, por isso estou morando sozinha. Estou me adaptando bem, tenho muitas amigas e faço muitas atividades. Mas, sempre senti falta de uma pessoa para viajar e curtir a vida ao meu lado, pois nunca tive muita oportunidade, pois tive que cuidar da minha mãe doente... Tive um namorado por sete anos e depois que terminamos nunca mais emplaquei um relacionamento duradouro. Há pouco tempo, conheci um homem de 56 anos, cunhado de uma amiga, que quer namorar comigo com o intuito de casar e ter filhos. Confesso que não acredito muito, estamos almoçando aos sábados como amigos e ele diz que só tentará algo comigo quando eu me decidir por namorá-lo. Ele não é bonito, mas isso e irrelevante, pois o que me impressiona em um homem é a sua educação e gentileza. Ele é trabalhador, esforçado, respeitador, porém em alguns momentos ele é grosseiro e guarda muitas mágoas do passado principalmente dos três relacionamentos que teve. Não estou empolgada, primeiro porque ele tem 20 anos a mais do que eu, mas não só na idade, ele tem aparência e limitações de uma pessoa idosa, ele se cansa com facilidade, se locomove devagar, tem diabetes ele aparenta ter mais de 70 anos... O segundo empecilho é que ele só fala dos traumas que sofreu em suas relações passadas, que fez tudo pelas relações e sempre foi usado e abandonado. O que me preocupa e que ele pode estar me vendo como a tábua de salvação, a última possibilidade para se agarrar no amor e realizar seus sonhos de se casar e ter filhos... Além disso, ele não gosta de sair e nem de dançar, não gosta de atrasos, já foi alcoólatra e disse ter cometido alguns erros nas suas relações anteriores. Eu não sou uma mulher linda, tenho pouca experiência em relacionamento, a minha relação mais duradoura terminou por causa de traição, tenho dificuldade de gostar de alguém e principalmente tenho medo de entrar em uma relação e ser tolhida da minha vida, da minha liberdade. Eu não quero por enquanto ter que novamente cuidar de alguém, meu pai logo irá precisar de mim, não tenho ninguém para me ajudar minha irmã está longe e não temos mais nenhum familiar, por outro lado tenho medo de perder esse homem que diz gostar tanto de mim. Nunca tive um relacionamento recíproco, no meu namoro eu não tinha certeza dos meus sentimentos só depois que terminamos descobri o quanto eu o amava. Tenho medo de tentar este relacionamento e queimar 20 anos da minha vida por um homem que talvez só queira uma cuidadora. Ele diz que com 37 anos, eu precisava pensar em ter alguém e que ele queria fosse ele... Tenho medo de aceitar a oferta e me arrepender, porque depois para sair é sempre muito difícil ou não aceitar e as previsões dele se concretizar eu acabar sozinha. Espero que você consiga me ajudar. Não quero me precipitar.

 
Um relacionamento com amor já é difícil, imagina sem!!! Para isso é preciso que se destaquem alguns outros atributos como: respeito, admiração, confiança, orgulho, euforia e a vontade de ter algo a mais com esse mancebo que por sinal não vejo nenhum desses predicados em sua narrativa, vejo apenas desespero, medo e preocupação, mas em compensação quando você fala da sua solteirice existe empolgação, satisfação, alegria, etc. Se eu fosse você eu arriscaria, mas não pela convivência a dois e sim pela sua vida única e particular até que por um acaso da vida você seja contemplada com um parceiro que corresponda as suas expectativas e você as dele... Pode ser complicado, pode ser demorado, mas eu garanto que o seu par está por aí te procurando e se você estiver em uma relação errada, pode ser que ele nunca te ache... Vamos agora falar um pouco de você: Tu acreditas que não sabe amar e que não consegue sentir o amor, porém o que não sabe é que o amor surge em sua vida, não se pode impor ou simplesmente querer amar, não se tem o controle e às vezes esse sentimento não é tão bom, pois pode ser cruel, desorientador, manipulador e transformador. Por isso o amor é um sentimento diferenciado para cada pessoa, ninguém sente amor igual, ele se manifesta de várias maneiras, podendo ser avassalador como um terremoto ou calmo como uma lagoa... Mas o que importa é sentir prazer ao lado do outro, é querer vê-lo, é querer estar ao lado do seu companheiro independente dos problemas do dia a dia, é almejar um futuro, é pensar em formar uma família, é desejar trilhar o caminho da velhice ao lado dessa pessoa, é estar bem consigo mesma, é ter liberdade para amar e ser amada sem cobranças, limites e ciúmes doentios... Por isso eu digo que se você não sentiu nada do que eu relatei acima e porque o amor ainda não bateu na sua porta, então não arrume supertefugio para obter a felicidade, não dá para comprar e nem enganar a felicidade, cedo ou tarde ela virá cobrar os dividendos... Não force uma situação, não comece uma relação onde o único futuro que você vislumbra é o de cuidadora de idosos, você já teve o seu calvário, está na hora de ser um pouco egoísta e passar a cuidar de você mesma e para que isso possa acontecer não será ao lado desse velho senhor ou desse senhor velho... rs. Busque sempre a sua satisfação e não se deixe cair em chantagens do tipo; se não ficar comigo irá terminar sozinha... Se for para ficar sozinha, seja uma andarilha de sonhos concretizados para o seu bel prazer, como: viajar, sair com amigos, dançar, bebericar, ler, conversar, trabalhar, se jogar na vida, ou qualquer coisa que tiver vontade de fazer... Duas frases para você se apegar e ponderar: “antes só do que mal amada” e “para ser feliz a dois é preciso primeiro ser feliz sozinha”...

Nenhum comentário: